25.5.14

Natilhas com framboesas


Finalmente!
Já lá vão largos meses nos quais estou a preparar o layout e tudo mais para começar o blog. 
A procura e junção de muitas receitas que deixo espalhadas cá por casa... mas sim... um dia vão estar devidamente organizadas (espero eu)...
A preparação do meu mini estúdio fotográfico que continua em desenvolvimento, mas já vai estando minimamente, mas muito minimamente operacional e o resto dos afins que tudo isto envolve...
Como não podia deixar de ser (e quem já me conhece um "bocadinho) sabe a minha paixão pela cozinha mas, os doces são a minha verdadeira obsessão! Os sabores, os cheiros, as texturas, as conjugações e as invenções são coisas que podem encontrar na cozinha cá de casa.
Espero que gostem deste novo espaço que experimentem e principalmente,  divirtam-se tanto quanto eu neste mundo fantástico das coisas que nos adoçam a alma.
Decidi começar por esta receita porque é simples e muito cremosa.
É bastante fácil de se fazer e o sabor a baunilha e a framboesa que são duas coisas que eu adoro, é simplesmente divinal, pelo menos para mim.
Como todas as receitas podemos trocar umas coisinhas por outras... para quem não gosta de baunilha aromatiza a nata com outra coisa... Para quem não gosta de framboesa, utiliza cerejas, morangos ou outra fruta que gostar...
Espero que gostem e que continuem a voltar por aqui porque vão haver muitas novidades!



Vamos agora por mãos à obra!

Ingredientes


Natilha


600ml de natas
200ml de leite
2 ovos
3 gemas
140gr de açúcar
1 vagem de baunilha

300gr de framboesas


Preparação


Numa tigela colocamos os ovos, as gemas e o açúcar, misturamos até ficar uma massa lisa e homogénea;

Seguidamente cortamos a vagem de baunilha longitudinalmente, abrimos e com a ajuda da ponta da faca, retiramos as sementes e reservamos;

Num recipiente para ir ao lume, colocamos a nata, o leite, a vagem e as sementes. Colocamos ao lume até começar a ferver. Retiramos do lume;

Antes de adicionar a mistura dos ovos, retire a vagem de baunilha;

Vamos adicionando, pouco a pouco, com as varas, a mistura que fizemos previamente com os ovos e o açúcar, até a natilha ficar suave, lisa e uniforme;

Pré-aquecemos o forno a 180º;

Colocamos a natilha nos moldes que vamos utilizar e adicionamos as framboesas;

Num tabuleiro, que possa ir ao forno, colocamos os nossos moldes, e adicionamos água quente, ate cobrir metade dos moldes, para cozer em banho-maria;

O tempo de cozedura depende do tamanho dos moldes e do forno que utilizamos, por isso, retire apenas quando a matilha estiver espessa;

Retiramos do forno e deixamos arrefecer;

Depois de frio, colocamos no frigorífico no mínimo 4 horas antes de servir.




Notas:

Poderá também preparar com mirtilos, amoras, morangos, etc.;

Depois de retirar do frigorífico poderá decorar com açúcar em pó, canela em pó, cacau em pó, etc.;

No meu forno a cozedura, demorou aproximadamente 45 minutos;

Se preparou esta receita e quiser enviar fotos e comentários para serem publicados aqui no blog ou no facebook basta enviar um e-mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...